O PIX vai acabar com a Sonegação!
Segato Contabilidade • 16 de dezembro de 2020

Qual é a relação entre o novo meio de pagamento, o famoso PIX e o fisco? Você está empolgado para o lançamento do PIX? 


Diante das promessas dessa incrível ferramenta, a gente já consegue imaginar o quanto as nossas transações financeiras ficarão fáceis, rápidas e baratas, tanto para pessoas quanto para empresas.

Só que tem um porém, esses benefícios do PIX não atingem somente a população e a iniciativa privada. Com essa ferramenta, o governo ganha um excelente aliado contra 2 problemas bem sérios no brasil: a informalidade dos negócios e a sonegação de impostos.

Antes de mais nada, vamos contextualizar rapidamente o que é o PIX.


O PIX é um sistema de pagamento instantâneo, barato e sempre disponível, que foi desenvolvido e distribuído pelo Banco Central do Brasil e tem a proposta de substituir todos os meios de transferência de valores entre contas bancárias de:

A – Pessoas Físicas, 

B- Empresas;

C- Governo.


O objetivo do Banco Central com o PIX é agilizar e desburocratizar as transações financeiras no país, sendo mais baratomais rápido e com maior disponibilidade do que outros métodos, como, por exemplo, o DOC e TED, além de mais prático e mais seguro do que cartões de débito, crédito e dinheiro físico. 


Observando tudo que foi divulgado pelo Banco Central, é quase impossível apontar um único defeito na proposta magnífica do PIX para pessoas, empresas e para o governo.


Só que, para as empresas que mantêm parte do seu negócio informal, o PIX pode ser um oponente formidável e bem difícil de se evitar. 

Sonegar impostos sobre operações com PIX tende a ser praticamente impossível!

É muito fácil perceber o quanto o PIX é vantajoso para as Administrações Tributárias, como a Receita Federal e as Secretarias da Fazenda, tanto Estaduais, quanto Municipais.


Então vamos pensar de forma simples e lógica….


Considerando que todos os dados transacionais do PIX estarão concentrados no Banco Central, o Fisco terá muita facilidade em descobrir o faturamento exato das empresas.


E olha que essa lógica que estamos trazendo neste artigo não é tão nova assim: 


Desde a popularização das vendas com cartão de crédito e débito, manter um negócio totalmente informal é muito complicado… 

Estas operações envolvendo máquinas de cartão já dificultam a sonegação, já que as operadoras prestam estas informações mensalmente ao Governo – através da e-Financeira


Ou seja, nos dias de hoje, as próprias maquininhas já informam o quanto você transacionou, você queira ou não.

Com o PIX, a centralização e a facilidade de acesso a estes dados por parte dos órgãos de fiscalização vai atingir um nível sem precedentes.


Basicamente, a gente pode afirmar, sem sombra de dúvidas, que, num futuro bem próximo, as pessoas estarão utilizando só o PIX.

O dinheiro em cédula vai diminuir e muito a circulação… isso se ele não acabar!


Então, quando a popularidade do PIX realmente vier à tona, vai ser muito difícil, quase impossível manter um negócio informal. 

Se a proposta de eliminar (ou mesmo reduzir drasticamente) o uso de dinheiro físico se concretizar, a informalidade vai beirar impossível


Afinal, em um cenário no qual se projete um sucesso absoluto do PIX, o governo vai conhecer a renda exata de todas as pessoas jurídicas e físicas, pois neste contexto de inteligência fiscal absoluta e centralizada não é nada impossível de se acontecer.

É claro que esta é uma previsão um pouco distante ainda e depende de inúmeros fatores. 


Por enquanto, o que podemos esperar com total certeza, é o crescimento das garras e do cérebro do leão.


Como você pode ver, utilizar o PIX requer bastante cuidado. Além de respeitar todas as questões legais, é fundamental ficar atento a qualquer falha, para evitar surpresas ou prejuízos posteriormente. Para garantir a saúde financeira da sua empresa, acesse o nosso blog e confira outros artigos!

Confira mais artigos

como funciona o financiamento
Por Segato Contabilidade 9 de setembro de 2025
Como funciona o financiamento? Conheça os tipos disponíveis, taxas envolvidas e como planejar seu crédito de forma segura e inteligente.
depreciação de bens
Por Segato Contabilidade 2 de setembro de 2025
Como funciona a depreciação de bens e qual seu impacto financeiro na contabilidade, nos impostos e no planejamento estratégico da sua empresa?
aluguel de imóveis
Por Segato Contabilidade 31 de julho de 2025
Saiba como funciona a contabilidade no aluguel de imóveis, evite problemas com o Fisco e otimize seus ganhos com um controle financeiro eficiente.