Você sabe quais os fatores que podem estar impedindo sua empresa de gerar lucro?
Um ponto importante para se destacar é: um negócio de grandes proporções
não necessariamente é lucrativo. Empresas gigantes como
Uber e Tesla, por exemplo, nunca reportaram um ano fiscal inteiro de lucro. Portanto, o que tiramos dessa informação é que tamanho não é fator determinante para gerar lucro.
Mas e as médias e pequenas empresas? Quais são as dificuldades que as impedem de ficar no azul? Em poucas palavras, o centro do problema está em falhas de planejamento.
Nesse artigo iremos indicar quais os maiores obstáculos para gerar lucro e como ultrapassá-los. Siga a leitura!
Dentro do dia a dia de uma empresa, vários problemas podem impedir o negócio de gerar lucro. Os mais comuns são:
O obstáculo número um de médios e pequenos empresários na hora de gerar lucros é a falta de planejamento. É a partir da organização das ações da empresa que o gestor poderá ter base para tomar decisões importantes.
Sem esse planejamento, a tendência é a de que o negócio fique
sem direcionamento, o que pode resultar no descontrole financeiro.
Misturar contas pessoais com os gastos da empresa é sempre perigoso, podendo acarretar em diversos prejuízos para a mesma.
Portanto, é fundamental que o gestor saiba diferenciar esses dois campos. Dessa forma, será mais fácil entender qual a
situação financeira real
do negócio e planejar projeções futuras para gerar lucro.
As falhas no controle de gastos podem levar um negócio à quebra. Afinal, quando não há um entendimento sobre quanto foi gasto e quanto foi recebido, é impossível saber se o negócio contará com recursos para assumir seus compromissos financeiros.
Portanto, o gestor deve diariamente realizar um fluxo de caixa para conferir quanto está entrando e saindo no dia a dia do negócio.
Cobrar um preço errado pode render significativas perdas para seu negócio e atrapalhar seu objetivo de gerar lucro. Portanto, é essencial que você saiba precificar bem seu serviço.
Para isso, é importante se atentar a duas etapas: a primeira, que é quanto custa para produzir o produto. E segundo, que é o
valor de mercado
do serviço oferecido. Com essas informações, será mais fácil identificar o preço correto para o negócio.
O crescimento de um micro e médio empresário no Brasil mostra-se muito difícil. Alguns empecilhos, como a carga tributária, dificultam ainda mais o desenvolvimento das atividades e lucratividade. Entretanto, para fugir desses percalços, alguns passos podem ser tomados. Confira abaixo como crescer e gerar lucro:
Gerar lucro pode ser uma tarefa difícil. No entanto, conhecendo os gargalos que atrapalham os negócios e apostando em uma gestão contábil eficiente, o gestor poderá colher bons frutos financeiros.
Para isso,
conte com a Segato Contabilidade. Nossa equipe é formada por consultores e especialistas em contabilidade e gestão que estão prontos para elevar o nível de seu negócio.
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