Como fazer o balanço patrimonial de uma empresa?
Guilherme Segato • 6 de junho de 2023

Aprender como fazer o balanço patrimonial de uma empresa é fundamental para qualquer empreendedor que está começando seu negócio. Afinal, trata-se de um processo crucial para a avaliação da sua situação contábil e econômica dentro de um período.


Portanto, ter em mãos esse tipo de demonstrativo é a grande bússola que todo empresário deve carregar para controlar a saúde financeira do seu negócio. 


Se você tem dúvidas sobre o tema, não se preocupe! Vamos explicar, ao longo deste texto, tudo o que você precisa saber para aprender como fazer o balanço patrimonial. Confira!


O que é o balanço patrimonial? E qual é o seu objetivo?

O balanço patrimonial é um relatório contábil e sua grande função é apresentar a situação financeira de uma companhia.


Com ele, dá para inteirar-se a respeito dos bens, direitos e das fontes de recursos e investimentos. É um verdadeiro levantamento de dados que vai auxiliar a avaliar a saúde do empreendimento para tomar decisões e trilhar o caminho certo para o seu crescimento.


Sem falar que, ao aprender como fazer o balanço patrimonial, é possível:


  • Investigar o momento financeiro com base no comportamento do seu negócio;
  • Identificar para onde vão (e de onde vêm) os recursos financeiros da empresa;
  • Nortear o planejamento estratégico por meio de dados;
  • Uma das bases para a elaboração do planejamento tributário da empresa, incluindo os tributos que devem ser pagos;
  • Garantir uma decisão financeira menos pautada por instinto, e mais por precisão e assertividade;
  • Estabelecer uma ponte de comunicação assertiva com possíveis investidores.


Passo a passo para fazer o Balanço Patrimonial de uma empresa

Pois então, como fazer o balanço patrimonial de uma empresa? A seguir, destacamos os pontos-chave para tirar os números certos do papel e colocá-los nesse relatório contábil. Confira!


Identificação das contas patrimoniais

O primeiro passo consiste em reunir todos os ativos e passivos contábeis da empresa. Para facilitar a posterior análise, deixe-os organizados de maneira que eles apareçam conforme lançados no registro.


Classificação das contas em ativo, passivo e patrimônio líquido

Realize também a conciliação dos saldos contábeis. Nesse ponto, você pode comparar os resultados com outros documentos, como extratos bancários. E ao classificar esses valores, fica mais fácil avaliar o momento do seu negócio.


Elaboração do Balanço Patrimonial

Agora, você deve seguir os cálculos conforme desejado para identificar qual é o momento: houve lucro ou prejuízo em comparação com o último período de análise?


Análise do Balanço Patrimonial

Se fazer o balanço patrimonial de uma empresa requer conhecimentos específicos, a análise do documento também pede atenção.


Pois, como vimos anteriormente, o relatório tem múltiplas funções e você deve saber o que deseja investigar.


Ao elaborar o relatório, por exemplo, já dá para averiguar o que está mais evidente nos números: a possibilidade de honrar seus compromissos financeiros.


Mas falamos que é possível ir além:


Olha só um exemplo: você tem como identificar quais passivos, no período de avaliação, tem potencial prejudicial ao crescimento financeiro da corporação


Dê uma conferida em outras sugestões de análises que separamos para você:


  • Quantidade de ativos mantidos pelo próprio capital da empresa;
  • Quantidade de ativos mantidos por meio do capital de terceiros.


Como resultado dessa atividade, você pode ter mais clareza para compor o planejamento da empresa. E, com isso, saber exatamente qual é a origem e o destino dos recursos.


Lembre-se, ainda, de explorar todo o potencial do seu relatório. Ou seja: ter métricas e indicadores em mãos para avaliar a rentabilidade, a liquidez e o grau de endividamento da empresa. Isso tudo tem grande poder de transformação para qualquer corporação em curto, médio e longo prazo.


Importância do Balanço patrimonial

Fazer o balanço patrimonial de uma instituição é indispensável para conhecer o momento financeiro dela. Complementarmente, é a base para o planejamento futuro. Pois, ao longo do artigo, vimos que esse relatório contábil é pautado pelo levantamento de dados que ajudam a apontar a saúde do negócio.


Indo além, ele mapeia as origens e destinos dos seus recursos financeiros. E ainda estrutura os ativos e passivos e a liquidez de cada um deles. Para empresas que se baseiam em planejamentos estratégicos para o seu crescimento, é um documento fundamental.


E se você procura se pautar em estratégias precisas e claras, você pode contar com quem entende do mercado. Empresas de contabilidade que entendem a realidade do seu negócio podem favorecer todo o seu core business.


Esse é o caso da Segato Contabilidade! Nossos serviços incluem a realização do seu balanço patrimonial e o cuidado com os aspectos-chave de sua composição.


Dessa maneira, você pode se ocupar mais do planejamento estratégico e das ações de desenvolvimento da sua organização.


Enquanto isso, nós cuidamos do balanço patrimonial da empresa — entre outras soluções e responsabilidades que podemos assumir.


Quer saber mais a respeito? Conheça a Segato Contabilidade e fique por dentro de todos os serviços que temos a oferecer!

Confira mais artigos

como funciona o financiamento
Por Segato Contabilidade 9 de setembro de 2025
Como funciona o financiamento? Conheça os tipos disponíveis, taxas envolvidas e como planejar seu crédito de forma segura e inteligente.
depreciação de bens
Por Segato Contabilidade 2 de setembro de 2025
Como funciona a depreciação de bens e qual seu impacto financeiro na contabilidade, nos impostos e no planejamento estratégico da sua empresa?
aluguel de imóveis
Por Segato Contabilidade 31 de julho de 2025
Saiba como funciona a contabilidade no aluguel de imóveis, evite problemas com o Fisco e otimize seus ganhos com um controle financeiro eficiente.